A dor é um dos principais motivos que levam as pessoas a procurarem um hospital em busca de alívio e tratamento. Além do desconforto, pode causar sofrimento para o paciente, prejudicando suas atividades habituais, como por exemplo, o trabalho, o sono, o lazer e a vida social.
O nosso objetivo é esclarecer dúvidas e fornecer informações quanto ao tratamento e avaliação da dor, demonstrando o nosso comprometimento com o conforto físico, emocional e espiritual dos pacientes, através de um atendimento integral e individualizado.

O que é dor

Segundo a IASP (International Association for the Study of Pain), a dor é conceituada como uma experiência sensorial e emocional desagradável, localizada em uma parte do corpo, que é associada ou descrita em termos de lesões teciduais”. Justamente por se tratar de uma sensação, a dor é sempre subjetiva e cada indivíduo utiliza a palavra “dor” de acordo com as suas experiências passadas.

O que a Dor pode causar?

Quando a dor não é efetivamente tratada, ela pode ocasionar falta de apetite, dificuldade em eliminar gases intestinais, dificuldade em realizar atividades como: sentar, andar, se cuidar, alimentar-se e vestir-se, entre outras.
A dor pode ainda gerar ansiedade e preocupação na família e amigos e alterações de humor no paciente, como: ansiedade, irritabilidade, insônia, fadiga, mal estar, desânimo e choro fácil. O tempo em que o paciente fica internado também pode ser maior, já que sua recuperação fica mais lenta.

Qual a importância de tratar a Dor?

  • Melhora a qualidade de vida
  • Facilita a realização de exercícios fisioterápicos
  • Melhora a auto-estima; Facilita o próprio cuidado
  • Melhora o humor e a disposição
  • Proporciona bem-estar ao paciente, seus amigos e familiares
  • Melhora na aceitação alimentar e no funcionamento gastrointestinal
  • Agiliza a recuperação do paciente e o retorno à vida social, diminuindo o tempo de internação

Como a Dor é avaliada?

A dor é avaliada por uma equipe especializada que utiliza escalas de dor específicas para cada tipo e faixa etária de paciente. É realizada também uma avaliação global do paciente.

No caso de pacientes com dificuldade de comunicação e crianças pequenas, são avaliadas a expressão facial, presença de gemência e agitação, entre outros sinais.

A equipe de enfermagem reavalia periodicamente a presença ou ausência de dor, utilizando uma escala numérica onde 0 (zero) é a ausência de dor e 10 (dez), a maior dor imaginável.

É importante que você seja sincero, claro e objetivo no momento da avaliação para que receba o tratamento adequado e após a sua realização, é importante que a equipe de enfermagem seja comunicada da sua melhora.

Nossos Serviços

O Serviço Médico de Anestesia (SMA) é uma organização médica que presta Serviços de Anestesia e Tratamento de Dor nos principais hospitais da Cidade de São Paulo.

Anestesia para Diagnóstico

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit aliquam faucibus.

Saiba mais

Anestesia para Cirurgia

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit aliquam faucibus.

Saiba mais

Controle da Dor

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit aliquam faucibus.

Saiba mais

Tratamentos

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit aliquam faucibus.

Saiba mais

Atendemos

Hospital Sírio Libanês Hospital Oswaldo Cruz Hospital Samaritano

Ver todos

Cadastre seu email e receba novidades

SMA Serviços Médicos de Anestesia 2017 - Todos os direitos reservados As informações contidas no site têm caráter informativo e educacional. O seu conteúdo jamais deverá ser utilizado para autodiagnóstico, autotratamento e automedicação. Em caso de dúvida, o profissional médico deverá ser consultado, pois somente ele está habilitado para praticar o ato médico, conforme recomendação do Conselho Federal de Medicina.

Selo membership